A Bombril é acusada de racismo na web por relançar a esponja "Krespinha"

A esponja de aço inox é apontado como uma associação pejorativo ao cabelo comum entre os negros.


A hashtag #BombrilRacista é um dos assuntos mais comentados do Twitter hoje pela manhã (17). No site da marca, o produto é definido como “perfeita para a limpeza pesada”, sendo utilizada para a remoção de sujeiras e gorduras “de um jeito rápido e eficaz, sem esforço”. “A Esponja Inox Krespinha é perfeita para a limpeza pesada. Remove sujeiras e gorduras de um jeito rápido e eficaz, sem esforço. Resistente e não enferruja”, diz a descrição completa no site da Bombril.


Em 1952, um anúncio com uma garotinha negra associava seu cabelo a uma esponja para limpeza de cozinha, a Krespinha. A peça foi publicada em jornais de São Paulo e anunciava a chegada do produto – famoso no Rio de Janeiro – na capital paulista. "No Rio, todos me conhecem. Sou Krespinha – a melhor esponja para a limpeza da cozinha. As paulistas também vão me querer bem”, dizia o anúncio antigo.


Não é a primeira vez que a marca se posiciona de forma racista. Em 2015, foi lançado uma peça em “homenagem” ao dia dos trabalhadores domésticos com uma mulher negra exposta no anúncio.


#Bombril #Racismo #Krespinha


4 visualizações

Conecte-se

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Preto Ícone LinkedIn